domingo, 23 de março de 2014

Projeto Alfabetização e letramento

ABRINDO AS CAIXAS DAS IDEIAS
TEMA: Literatura Infantil
JUSTIFICATIVA
Elaborar uma proposta com foco no ensino da leitura, através da literatura, contribui para o desenvolvimento do sujeito enquanto leitor. Muito mais que melhorar a escrita e incentivar o gosto e o hábito pela leitura, um trabalho com propostas e estratégias de leitura pode acionar mecanismos que contribui principalmente para elaboração do pensamento crítico e a imaginação que a literatura pode promover. Nesse sentido Baldi (2009) pontua que,
É preciso alimentar a imaginação de nossos alunos, compartilhar leituras com eles e oferecer-lhes experiências de fruição para que descubram os encantos da literatura como uma forma de arte que possibilita conhecerem melhor a si mesmos, ao mundo e aos que o cercam, para que se tornem pessoas mais sensíveis, mais críticas, mais criativas. (BALDI, 2009, p. 8)
Temos vivido tempos de muitos conflitos dentro da escola, no entanto, é nesse espaço que dispomos dos materiais significativos para proporcionar o contato das pessoas com esse tipo de arte, a literatura, parte dessa estrutura, pode nos auxiliar inclusive no tratamento das relações humanas, de como podemos ser pessoas melhores, mais solidárias. De acordo com Baldi (2009, p. 9), a literatura “é capaz de tornar pessoas melhores, não só intelectual, mas emocionalmente, porque desperta o que de melhor existe em nós”. Nesse novo momento é também competência da escola pensar propostas com foco no desenvolvimento das pessoas para uma sociedade melhor, com pessoas que se respeitam e convivem em harmonia.
Importante ainda ressaltar outros benefícios do trabalho a partir da literatura, como a possibilidade de sonhar, de se entregar a uma leitura, viajar, proporcionar momentos de autoconhecimento, despertar a curiosidade que é natural nas crianças. Baldi (2009), afirma que:
[...] podemos pensar a literatura como uma das formas de acesso a outras referências que nos permitem sonhar ou sair de uma situação de controle racional, sem medo de nos perdermos, ou seja, que nos permitem os deslocamentos, a liberdade, o exercício da curiosidade e do espirito aventureiro de que tanto precisamos para enriquecer nossa vida e nos mantermos saudáveis. (BALDI, 2009, p. 9).
Pensando nesses aspectos, olhando para as crianças como seres completos, sujeitos que aprendem, sentem, vivem, interagem com a sociedade, escolho esse tema para proporcionar momentos de prazer, de entrega, descoberta e acima de tudo na construção de pessoas melhores para um mundo melhor.
OBJETIVO GERAL:
Promover um espaço de leitura no qual percebam o quanto é possível aprender através das histórias, percebendo-se como participante e construtor da história das coisas que há no mundo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
LÍNGUA PORTUGUESA
Desenvolver a oralidade
Escrever palavras corretamente
Construir frases
Ler e compreender histórias
Ler e recitar parlenda e trava-línguas
Conhecer diferentes parlendas e trava-linguas
Identificar verso, estrofe e rima na poesia
Conhecer algumas características da poesia
Interpretar textos
Localizar informações no texto
Inferir informação implícita no texto
Ler um texto identificando a sequência dos fatos
Identificar e reconhecer diferentes tipos de portadores de texto
MATEMÁTICA
Fazer contagem um a um
Agrupar quantidades em dezena
Resolver problemas envolvendo adição e subtração
Ler dados em tabelas e gráficos
Identificar e reconhecer os números até 99
Realizar a sequência numérica
Reconhecer e compreender os termos dúzia e meia dúzia


HISTÓRIA
Conhecer a declaração dos diretos da criança
Compreender que existem muitas situações que desrespeitam os diretos da criança
Compreender as causas da existência do trabalho no passado e no presente
Conhecer algumas formas de trabalho infantil no passado e no presente
Conhecer  algumas invenções da humanidade
GEOGRAFIA
Compreender as formas pela quais a sociedade se organiza o espaço
Construir o conceito de representação
Ler os espaços representados
CIÊNCIAS
Compreender a importância da reciclagem
Conhecer o habitat natural de alguns animais
Conhecer os efeitos

ARTES
Confeccionar trabalhos manuais
Desenvolver a motricidade fina
EDUCAÇÃO FÍSICA
Desenvolver o espirito de equipe
Promover socialização
Desenvolver a coordenação, agilidade, concentração, equilíbrio e lateralidade e força
ENSINO RELIGIOSO
Conhecer e respeitar a diversidade
Promover situações de reflexão sobre respeito, valores, respeito, solidariedade e ética
CONTEÚDOS:
Leitura
Escrita
Pontuação
Letra maiúscula e minúscula (script)
Construção de palavras e frases
Produção textual
Interpretação
Expressão oral
Poesia
Parlenda
Trava-língua
Números e numeral até 99
Sequência numérica
Unidade e dezena
Dúzia e meia dúzia
Interpretação de problemas
Adição e subtração
Reciclagem
Expressão artística
Estatuto da criança e do adolescente
Solidariedade
Ética
Valores
Psicomotricidade
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada para elaboração das atividades desse projeto contará com contação de histórias, jogos, figuras e imagens baseadas nas histórias ouvidas, confecção de cartazes, pesquisa e flagrante literário.
Será proposto aos alunos atividades em que possam expressar seus sentimentos através da história ouvida e de atividades de expressão artística.
RECURSOS:
Livros
Cartazes
Papeis diversos (cartolina, pardo, cartaz, color set...)
Datashow
Netbooks
Internet
Jogos
Material dourado
AVALIAÇÃO:
A avaliação se dará por meio de observação da participação e do interesse dos alunos nas atividades propostas, observando se essas atividades estão sendo significativas para os alunos. Assim a avaliação assume o sentido da ideia fundamental dos Projetos, colocar sentido naquilo que se aprende. Para Hernández e Ventura
“A avaliação com um sentido significativo não é só a avaliação dos alunos. É, sobretudo, a contrastação das intenções da professora  com sua prática. O resultado é sempre o inicio do planejamento de intervenção posterior. (HERNÁNDEZ E VENTURA, 1998, p. 91)
Assim a avaliação também assume o caráter de observação do trabalho da professora. É nesse momento de observação que é possível refletir sobre sua prática, possibilitando o enriquecimento daquilo que vai ser proposto no próximo momento, tornando esse processo mais prazeroso e significativo.
REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Fernanda Lopes de. A curiosidade premiada. São Paulo: Ática, 2008.
BALDI, Elizabeth. Leitura nas séries iniciais: uma proposta para formação de leitores de literatura. Porto Alegre: Projeto, 2009.
CARVALHO, Ana Cecília; REIS, Robinson Damasceno dos. O ourives sapador do Polo Norte: Como fazer pesquisas e anotar informações. Belo Horizonte: Formato Editorial, 1995.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.
HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Monstserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artmed, 1998.
NUNES, Vinicius. Vinicius e a vendedora de doces, disponível: http://nerdinformando.blogspot.com.br/2011/08/vinicius-e-vendedora-de-doce.html acessado em 30 de setembro de 2012.
QUEIROZ, Tânia Dias; MARTINS, João Luiz. Pedagogia lúdica: Jogos e brincadeiras de A a Z. São Paulo: Rideel, 2002. 
ROCHA, Ruth; ROTH, Otávio. O livro das letras. São Paulo: Melhoramentos, 2009
SOUZA, Herbert de. A centopeia que pensava. Rio de Janeiro: Salamandra, 1999.
SOUZA, Maurício de. O Direito das Crianças, Estatuto da Criança e do adolescente, disponível em: http://amoaeducacaoinfantil.blogspot.com.br/2009/09/direitos-das-criancas.html, acessado em 30 de setembro de 2012.
SOUZA, Rainer. A origem do Dia das crianças, disponível em http://www.brasilescola.com/dia-das-criancas/a-origem-dia-das-criancas.htm acessado em 30 de setembro de 2012
ZABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.
______________Manual de orientações para produções acadêmicas. Osório: FACOS, 2011.
______________Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa, volume 2. Brasília, DF:MEC/SEF, 1997.
___________O Sistema Solar. Formação do Sistema Solar disponível em http://www.emefnewtonreis.kit.net/sistemasolar.htm, acessado em 28 de setembro de 2012.
______________A Origem do Planeta Terra disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6eKH3btIUlo acessado em 27 de setembro de 2012.
______________A Criação disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JuxXuS9Pb-E, acessado em 27 de setembro de 2012.
 _____________Animais em extinção, disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_Y8WDLurBLzk/TPLIesb3P-, acessado em 28 de setembro de 2012
______________Os animais da criação de Deus, disponível em: http://artesanato.culturamix.com, acessado em 28 de setembro de 2012.
______________Jogos de adição e subtração disponível em http://www.imagem.eti.br acessado em 30 de setembro de 2012.
______________As curiosidades que as crianças adoram, disponível em  http://plantaodaeducacao.blogspot.com.br/2009/06/curiosidades-que-as-criancas-adorammm.html, acessado em 28 de outubro de 2012.
______________Jogo dos Dados, disponível em http://palavraporpalavra1234.wordpress.com acessado em 28 de outubro de 2012.

_____________O nascimento da escrita, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=GC8ClPNWv3k&feature=related, acessado em 28 de outubro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário